segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dicas de cuidados de Móveis.

Há alguns anos atrás os móveis eram confeccionados em madeira maciça e geralmente passavam de geração para geração por décadas. Possuíam um ar rústico e dificilmente havia mudanças no estilo da casa ou na decoração.

Hoje com tantas mudanças, modismo e novas tendências, a madeira utilizada é  mais leve, fácil de transportar, com design bem mais moderno e um custo bem menor. No entanto estas mudanças nos obrigam a tomar cuidados, pois se trata de um produto mais elaborado, com mais detalhes e frágeis. Sendo assim dicas de conservação, manutenção e proteção dos móveis, são fundamentais para prolongar  a usabilidade e conservá-los como novos.

Toda madeira, mesmo que tratada e envernizada é suscetível à luz do sol. Sendo assim, a dica é não deixá-la exposta, pois pode haver alteração em suas características e na cor original, evite ao máximo protegendo o móvel com vidros escurecidos, películas e cortinas.
Para móveis que tem que conviver com a exposição à luz solar a dica é aplicar uma cera especial de preferência com protetor solar, como as ceras automotivas por exemplo. Sempre proteger os móveis com uma aplicação de cera ou óleo de peroba, pois mesmo aqueles que estão fora da incidência direta da luz solar, estão propensos à iluminação indireta que apesar de menos danosa, também pode queimar os móveis.
Procure não arrastar os móveis, pois pode causar riscos no revestimento dos mesmos.
Para a limpeza, utilize panos limpos ou flanelas, de preferência sem fios ou tiras soltas, para que estes não se prendam nas lascas da madeira ou nas farpas soltas. Na falta de um pano específico utilize uma camisa velha ou um pano de prato fora de uso.
Utilize produtos para evitar a proliferação de cupins e/ou insetos, esses são simples de usar, e podem ser aplicados com um pincel. Trata-se de uma medida que tomada no início terá um efeito benéfico à longo prazo, evitando danos aos armários e uma possível dedetização de emergência.
Para evitar o mofo, uma boa dica e colocar pedacinhos de giz em saquinhos de pano dentro do armário para absorver a umidade.
Elimine o mau cheiro, coloque no interior do armário durante uma hora, uma vasilha contendo vinagre fervido. Ao final passe um pano com vinagre por dentro e por fora do armário, e deixe-o com as portas abertas para arejar.
Evite colocar muito peso sobre as prateleiras, pois elas tendem a empenar, podendo danificar o interior do móvel ao cair.
Nunca se apóie sobre as portas, pois poderá ocasionar desregulamento ou deslocamento das mesmas.
Não se apóie sobre as gavetas para alcançar as partes superiores. Deve-se ter atenção com as crianças, que, geralmente, utilizam as gavetas abertas como “escadas” para subirem nos balcões.
Não guarde roupas úmidas, suadas ou ainda quentes (recém passadas), o vapor e a umidade liberados por elas podem mofar o interior do armário.
Reserve um compartimento específico para os calçados, de preferência longe das roupas
Não pendure toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos armários, pois em longo prazo a umidade acarretará danos permanentes.
Não apoie utensílios quentes como panelas, fôrmas, assadeiras sobre os tampos. Utilize sempre apoios ou aparos para colocar objetos quentes sobre os mesmo evitando maiores danos.


Não utilize estiletes ou outros objetos com lâminas e pontiagudos para fazer cortes sobre os tampos. Evite cortar alimentos diretamente sobre os balcões, os instrumentos de corte  danificam o acabamento dos produtos. Procure utilizar algo para proteção lembre-se seu revestimento pode ser riscado e danificado permanentemente.
Utilize porta-caneta e anteparos para guardar material como tinta ou canetas em geral. Evitando assim e o contato nos revestimentos dos armários e tampos, pois podem causar manchas.
Mantenha os móveis livres de umidade. Utilize vedantes de silicone para vedar a junção dos tampos e pias com o revestimento das paredes. Verificando com periodicidade as instalações hidráulicas a fim de evitar vazamentos.

Ao escolher os produtos de limpeza, verifique atentamente sua composição química, buscando materiais compatíveis com os materiais dos móveis e acessórios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário